26 de abr de 2016

Conheça agora o Barão Zemo!


Com Capitão América: Guerra Civil batendo as portas dos cinemas Brasileiros vamos conhecer um pouco mais sobre esse vilão icônico dos quadrinhos e que agora estará nas telonas.

Nascido em 1900 o Barão Heinrich Zemo, 12° de sua linhagem viveu a maior parte de sua vida no Castelo Zemo em Zeulniz, Alemanha, onde recebeu o melhor dos ensinamentos se tornando uma das principais mentes cientificas da Europa.
Assim que o partido Nazista foi criado o Barão Zemo se uniu a ele, tornando-se um dos principais cientistas nazistas, nessa época também, Zemo casou-se com uma mulher chamada Hilda e juntos tiveram um filho chamado Helmut.
Alguns anos depois em meio à segunda guerra mundial o Barão Zemo trabalhava em uma arma para os Nazistas chamada Raio da Morte, mas graças a Nick Fury e o Comando Selvagem Zemo foi impedido. O Barão Zemo conseguiu escapar da captura, mas sua reputação foi destruída o que o levou a usar seu característico capuz para se disfarçar.

Tempo depois Zemo agora trabalhava em sua mais nova invenção, o Adesivo X, um composto químico que poderia aderir em qualquer superfície e era praticamente indissolúvel, então os aliados enviam o Capitão América para detê-lo e durante o confronto parte da substancia cai sobre Zemo o que cola seu capuz permanentemente em seu rosto deixando Zemo louco e com um ódio mortal do Capitão América.
Muitos confrontos entre o Barão Zemo e o Capitão América aconteceram depois, mas o mais marcante foi quando o Caveira Vermelha da a ordem para Zemo sabotar um drone que seria lançado no Canal Inglês, o Capitão América junto com Bucky tentam impedir Zemo de concluir seu plano, mas o drone acaba explodindo e supostamente matando Bucky e lançando o Capitão no mar onde ficaria congelado até os vingadores o encontrarem.


Nos dias finais da segunda guerra mundial o Barão Zemo fugiu da Alemanha abandonando de vez sua família, ele se refugiou em uma base secreta na selva da America do Sul e nas décadas seguintes construiu um dispositivo capaz de usar seu raio da morte contra cidades inteiras e depois que descobriu que seu inimigo mais odiado havia retornado e se unido a outros heróis (Capitão America e os Vingadores) Zemo cria um dos grupos mais mortais do universo Marvel, os Mestres do Terror (Encantor, Executor, Cavaleiro Negro, Homem Radioativo e Magnum) e depois de uma difícil batalha os Vingadores saem vitoriosos e então a batalha final acontece, em um confronto com o Capitão América o Barão Zemo acaba sendo ofuscado pelo reflexo do escudo do Capitão o que o faz disparar seu Raio da Morte contra um paredão que desmorona, caindo sobre o vilão culminando em sua morte.


Tempo depois o agora Barão Helmut Zemo filho de Heinrich decide se vingar do Capitão America por ter matado seu pai e assume a identidade de Fênix e em seu primeiro confronto contra o bandeiroso Helmut cai em um tanque do material químico Adesivo X (essa família tem um problema sério com esse troço) e é dado como morto, porem um tempo passa e Helmut retorna agora como o novo Barão Zemo usando um capuz semelhante ao de seu pai para esconder seu rosto que ficou desfigurado após o acidente com o Adesivo X.

Depois do retorno como o novo Barão Zemo, Helmut passa por diversas formações de Mestres do Terror e confrontos frustados contra seu arque inimigo o Capitão América até o evento na Marvel conhecido como Massacre em que vários heróis são dados como mortos e Helmut cria os Thunderbolts, um grupo de vilões renegados que passam a atuar como heróis, porem isso tudo nada mais é que mais um plano do Barão para ganhar a confiança de todos e tentar conquistar o mundo, mas ele não contava é que parte de seus aliados não querem voltar a ser vilões e acabam dividindo o grupo.

Depois de uma fase um tanto conturbada com idas e vindas hora como “herói”, hora vilão o novo Barão Zemo chega a se aliar ao Homem de Ferro nos eventos da Guerra Civil trabalhando a favor do registro e forçando vilões a agirem como “heróis” pro-registro, porem a aliança dura pouco e logo o Barão Zemo volta a confrontar os Vingadores e mais uma vez os heróis frustram os planos do vilão.


Recentemente o Barão Zemo se tornou LÍder da Nova Hidra e arquitetou um plano para novamente dominar o mundo e coube ao novo Capitão America (Sam Wilson o antigo Falcão) e o Nômade (Ian Rogers filho adotivo de Steve Rogers) combater essa nova ameaça, depois de um combate extremamente difícil o Capitão America e o Nômade detiveram Zemo.
Atualmente o paradeiro do Barão Zemo é desconhecido, pois enquanto confrontava o Nômade a base da Hidra onde estavam explodiu e ambos foram dados como mortos.



Curiosidades:

1 1-     Em 1930 o primeiro Barão Zemo viajou para os Estados Unidos e se encontrou com Nikola Tesla e se utilizou da tecnologia de Tesla para criar suas armas.



2 2-     O Primeiro Barão Zemo envelhecia lentamente graças a um composto chamado composto X.



3 3-     O Barão Zemo teve sua primeira aparição em Avengers #4 e foi criado por Stan Lee e Jack Kirby.



4 4-     Deadpool e o Mercenário já se enfrentaram no tumulo do primeiro Barão Zemo e durante a luta o Mercenário tentou estrangular Deadpool com os intestinos do Barão.



5 5-     O Caveira Vermelha já usou o Cubo Cósmico para alterar a realidade e trazer de volta vários heróis e vilões mortos, incluindo o Barão Zemo.



      E agora com o dossiê completo deste grande vilão só nos resta esperar para saber se nas telonas o Barão Zemo será tão temível quanto nos quadrinhos ...



... ou será apenas descartável como Strucker foi em A Era de Ultron.


Nenhum comentário:

Postar um comentário