25 de abr de 2016

Conheça agora T'challa, o Pantera Negra!


O filme Capitão América: Guerra Civil já está prestes a ser lançado no Brasil e o que não faltam são trailers e imagens para nos deixar cada vez mais ansiosos para o longa! Nesses trailers nos deparamos com um personagem muito querido por muitos e ainda desconhecido por tantos outros, T’challa, mais conhecido como Pantera Negra.
Como o filme sai no dia 28 de abril de 2016 e já estamos em contagem regressiva para assisti-lo, vou ajudá-los a conhecer um pouco sobre esse super-herói e rei de Wakanda.


Sobre sua origem:
A mãe de T’challa faleceu em seu parto e isso fez com que o ódio de seu irmão adotivo Hunter fosse despertado desde então (mais tarde, Hunter se tornaria o White Wolf, líder e responsável pelos cães de guerra (Zeraze Hatut), a polícia secreta Wakandiana). Tal ódio não existia só pelo motivo citado anteriormente, mas também pelo fato de que agora, o recém-nascido T’challa iria suplantá-lo na descendência da casa real de seu país, mesmo sendo Hunter (obviamente) mais velho. T’chaka, seu pai, com o passar do tempo voltou a se casar, agora com Ramonda mas quando T’challa ainda beirava seus oito anos, ela supostamente fugiu com outro homem.

Em sua adolescência, T’challa foi surpreendido por um triste fato que mudaria a sua vida para sempre em mais de um aspecto. Ele viu o trono de Wakanda ser usurpado por exploradores ilegais e mais do que isso, ele viu Klaw (Que posteriormente se tornaria o Garra-Sônica), um saqueador holandês, que estava de olho na maior riqueza Wakandiana, o raro metal Vibranium (Sim! O mesmo metal é encontrado no escudo do Capitão América em uma rara e única combinação bem feita de Vibranium com Adamantium!) assassinar seu pai T’chaka! Mas T’challa destruiu todos os planos do criminoso e usando a própria arma de Klaw, mutilou-o, expulsou-o e acabou por vingar a morte de seu pai.



Antes de passar por alguns testes e rituais que posteriormente lhe garantiriam a erva em formato de coração (já já explico), T’challa foi enviado pelos anciãos Wakandianos para estudar todos os tipos de artes marciais e de guerra das tribos secretas da África. T’challa também viajara para a Europa e para a América, onde estudou nos melhores colégios e universidades, nos E.U.A ele se formou como físico, o que em um futuro ainda um pouco distante lhe permitiria criar seu conhecido uniforme de vibranium, o qual absorve som e impacto.
Para se tornar o Pantera e finalmente assumir o trono de Wakanda, T’challa teve que derrotar os seis mais poderosos guerreiros de Wakanda em combates corpo-a-corpo incluindo seu tio S’yan, o Pantera Negra já existente. Além disso, depois de concluídos os desafios, ele deveria experimentar do chá de “erva coração” e após ingeri-la, se tornar um Pantera e junto com o título e respeito, ganhar todos os seus atuais superpoderes. Essa erva (que é venenosa para a maioria das pessoas comuns) é considerada por muitos Wakandianos um presente do deus Pantera (divindade local adorada pelos Wakandianos) mas na verdade ela é apenas uma planta que sofreu uma série de mutações devido a exposição ao gigante meteorito de Vibranium que caiu no país em tempos antigos (isso tornou o país a única jazida do metal no mundo). De acordo com as tradições tribais Wakandianas, os herdeiros do trono de Wakanda devem ainda jovens beber um chá feito com as folhas da erva para que seu espírito seja ligado ao do deus Pantera, caso sobreviva, ele adquire superpoderes e também a aprovação divina para o seu futuro reinado. Como tudo correu tudo bem com nosso jovem herói, T’challa trajou as vestes do Pantera Negra pela primeira vez e foi coroado rei de Wakanda.

T’challa sempre foi muito honrado, responsável e tradicional, além de ter sido ensinado por seu saudoso pai a sempre estar a dois passos de seus inimigos e amigos, por isso, sob seu reinado Wakanda se tornou uma das mais ricas nações, além de possuir uma das mais avançadas tecnologias do planeta. Como rei, ele realizou diversas proezas por lá como:

-Apaziguar a única “guerra tribal” que existiu em seu reinado
-Retirou Wakanda do isolamento em relação ao resto do mundo
-Derrotou Klaw mais uma vez com a ajuda do Quarteto Fantástico
-Derrotou o Jabari M’Baku, o Homem-macaco
-Derrotou o líder rebelde Erik Killmonger
-Entre muitas outras coisas


 E foi assim que nasceu o nosso querido Pantera Negra, um super-herói muito influente e importante em diferentes arcos e grupos da nossa querida MARVEL!

Sobre sua criação:


Como era de se esperar, ele foi criado pela dupla mais criativa da Marvel: Jack Kirby e Stan Lee e se você está pensando que seu nome sempre foi Pantera Negra está tremendamente enganado! A princípio, seu nome seria “Tigre de carvão” (Coal Tiger) mas devido ao fato de o nome parecer um tanto quanto racista, logo eles desistiram desse nome. A segunda tentativa da dupla foi “Leopardo Negro” mas esse nome não foi bem aceito pelos fãs e nem por eles mesmos (que!?), até por quê, Stan Lee já havia achado o nome “Pantera Negra” muito bom mas preferiu optar pelo anterior devido ao fato de que o nome “Panteras Negras” era o nome de um grupo que teve grande influência na luta dos negros nos E.U.A e Stan Lee estava com receio de receber retaliações pelo nome. Mas já que “Leopardo Negro” não emplacou, Stan Lee “chutou o balde” de vez e resolveu, com a benção de Jack Kirby, batizá-lo enfim de “PANTERA NEGRA”.

Sua primeira aparição local foi na revista “Fantastic Four, vol 1, nº 52” em Julho de 1966 e sua estreia no Brasil foi na revista “Homem de Ferro e Capitão América, nº 19” em Fevereiro de 1969.

Sobre seus poderes:



Devido a ingestão da “erva-coração” (alguns acreditam que tais poderes vêm da ligação espiritual que os Panteras possuem com seu deus e que foram fornecidos pelo próprio), o Pantera possui alguns superpoderes que são:
-Sentidos super aguçados
-Super força
-Agilidade e velocidade sobre humana


Os itens que listarei a seguir não são superpoderes mas acho muito válido citá-los também. Além de um grande gênio e PhD em física, ele é um grandessíssimo mestre em artes marciais diversas, diplomata e um respeitável líder político.
Isso claro sem mencionar seu traje de vibranium, que lhe proporciona:  garras retráteis de vibranium, uma adaga de energia e uma blindagem quase impenetrável!

Sobre sua vida amorosa:

Monica Lynne


No período em que esteve nos Estados Unidos, T’challa se encantou pelo charme da encantadora Monica Lynne, uma exímia cantora e assistente social local. Eles sem muita demora noivaram e retornaram para Wakanda. Lá, como ela estava em evidência por ser a noiva de uma figura política muito conhecida como T’challa, ela começou a receber diversas ameaças por parte de seus inimigos inclusive de Killmonger. Devido à esses ocorridos, eles acharam melhor terminarem mas eventualmente continuaram se encontrando durante um bom tempo.


Ororo Monroe



Mas seu relacionamento mais falado e o mais famoso foi o com a X-men Ororo Monroe, a Tempestade. Eles dois se conhecem desde pequeno, até por que, ela também é de uma tribo africana e ambos tinham contato no continente.

Eles se casaram durante o período da guerra civil (pena que não veremos tal romance nos cinemas) e tal cerimônia foi considerada o evento do ano, sendo até comparada com diversos casamentos de celebridades da vida real, saindo o tempo inteiro na mídia e nos jornais.

Rei T’challa e rainha Ororo viviam bem até que, de repente, Vingadores e X-men iniciaram um grande conflito devido a um evento ocorrido e ambos ficaram cada um em um lado diferente: Pantera com os Vingadores e Tempestade com os X-men. Quando T’challa descobriu que Namor (que lutava ao lado do X-men) destruiu quase que completamente Wakanda, ele não aceita tal situação e na mesma hora rompe seu relacionamento com Ororo que tenta se explicar, ela disse que nada sabia sobre os planos de Namor mas T’challa não volta atrás e decide permanecer com sua decisão, acabando assim com o laço matrimonial dos dois. Depois que a poeira baixou, ambos continuaram amigos, mas não reataram e permaneceram assim.


Sobre seus vilões:

Citarei aqui os três mais famosos:

-Erik Killmonger 


Certa vez, enquanto T’challa estava nos E.U.A ele organizou um grande exército de rebeldes guerrilheiros para tocar o terror e assim poder tomar grande parte de Wakanda mas foi detido por nosso herói logo que retornou. Possui força sobre-humana e utiliza uma espécie de coleira de espinhos para atacar seus inimigos.

-Ulysses Klaw 


Fora o episódio que já descrevi acerca do assassinato de T’chaka, Klaw sem sua mão devido a mutilação sofrida, coloca uma arma de som para substituir a mesma e dez anos depois, ele resolve voltar em Wakanda procurando se vingar mas o Pantera juntamente com o Quarteto Fantástico põe um fim na frustrada tentativa. Possui a capacidade de “solidificar o som” e criar lacaios dessa forma, atualmente ele é um ser totalmente feito de som devido ao fato de ter usado sua própria arma em si.


-Jabari M'Baku o Homem-Macaco



 Ele foi um dos maiores guerreiros de Wakanda. Enquanto T’challa estava fora a serviço dos Vingadores, M’Baku conspirou para poder sentar no trono Wakandiano em seu lugar. Quando ele voltou, após um conturbado combate M’Baku morreu e o Pantera triunfou. Algum tempo depois ele foi revivido por N’Gamo e tentou mais uma vez ir de encontro ao Pantera procurando vingança só que dessa vez em Nova York, não preciso dizer o ele levou a pior de novo né? Mas como bom vilão ele é insistente e por mais de uma vez tentou novamente combater o Pantera e alguns outros heróis, fracassando em todas as tentativas. Possui grande força devido a um ritual que realizou em troca de tal poder.


Existem muitos outros inimigos do nosso herói como o Venomm e o Vodu barão Macabre, além de ter enfrentado a própria Ku Klux Klan e até mesmo Mephisto!


Curiosidades sobre o personagem:




*Pantera Negra não é simplesmente seu nome como herói mas sim um título cerimonial dado à todo representante da tribo “Pantera”. É também um título respeitado em níveis diplomáticos! Suas vestes também não simplesmente seu uniforme, elas são vestes cerimoniais padrão na tribo dele.






*A edição em que T’challa aparece pela primeira vez, Fantastic Four, vol 1, nº 52, hoje em dia vale MUITO! Um exemplar já chegou a ser vendido por cerca de 18 mil dólares! Mas está avaliada em cerca de 9 mil dólares. MUITA GRANA!







*Ao contrário do que muitos falam por aí ele NÃO foi o primeiro herói negro das histórias em quadrinhos! Antes dele vieram Waku, o príncipe de Bantu de 1954 e um pistoleiro do velho oeste chamado Lobo. Ele foi sim o primeiro SUPERHERÓI negro dos quadrinhos!




*O ator que ficou conhecido por interpretar o Blade, Wesley Snipes já tentou fazer um filme do Pantera Negra em 1992! Mas infelizmente (ou felizmente) a ideia não saiu do papel.




Além do filme Guerra-Civil que estreará na semana que vem nos cinemas, haverá um filme solo do Pantera Negra pela Marvel studios que será lançado em 15 de fevereiro de 2018 e inclusive as gravações do filme começam no início de 2017! Quem encarna o nosso herói nos filmes é o ator Chadwick Boseman e me arrisco a dizer que pelo que vimos nos trailers de Guerra Civil está fazendo um ótimo trabalho (disseram até que ele falará com sotaque Wakandiano!)!

 ATÉ A PRÓXIMA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário