6 de mai de 2016

RPG e Trilhas Sonoras


Como todos sabem, o bom e velho RPG é um jogo de imaginação e de interpretação, e para mergulharmos num mundo de aventuras, o Mestre tem a missão de descrever aos jogadores todo o cenário, bem como as situações do jogo. Técnicas de narrativa e atenção aos detalhes na hora de descrever o momento podem imergir ainda mais os jogadores em suas aventuras, mas hoje trago à vocês, um outro método que adoto enquanto sou o Mestre: trilhas sonoras no RPG.
Invadir um tumba amaldiçoada infestada de mortos vivos pode ser ainda mais aterrorizante ou perturbador se houver uma trilha sonora condizente com a situação e isso torna o jogo ainda mais intenso. Assim como filmes, jogos de video game, séries e até mesmo audiolivros utilizam desse artifício para tornar o entretenimento ainda mais marcante, o RPG também pode se beneficiar dessa vantagem.
É claro que para utilizar trilhas sonoras na sua campanha você terá que se preparar e estudar um pouco sobre o assunto ou então aproveitar um jogador que já possua tal conhecimento. Além disso, você vai precisar de algum meio de operar o som e nesse caso eu aconselho usar algo que facilite e agilize o manuseio. Por exemplo, colocar o som através de CD's é algo que pode ser demorado e de difícil manuseio, mas um celular, um PSP (ou outro video game portátil que desempenhe a função), um tablet ou até mesmo um notebook permite mais agilidade e melhor manuseio, sem falar que permite o armazenamento de todo o conteúdo que precisar usar.
Se você é o mestre, saiba que isso pode em algum momento exigir demais a sua atenção e se você notar que isso pode prejudicar a sua campanha, é aconselhável que passe a missão para um dos jogadores. Para o jogador, já se trata de uma tarefa mais simples durante o jogo, já que ele não acumula tantas incumbências como o mestre, mas este deve ser bem atento às descrições do mestre para manter sempre o fundo sonoro de acordo com a situação.
As trilhas sonoras devem ser utilizadas de acordo com o momento do jogo e para saber a música adequada a se usar, é necessário também que o encarregado seja um conhecedor das trilhas sonoras.
Eu particularmente adoro e conheço muitas trilhas sonoras, mas se você gostou da ideia e não conhece muito sobre o assunto, seja você, jogador ou mestre, não se preocupe, é mais fácil que derrotar kobolds cegos.

"Vai nessa!"
Primeiro você vai precisar ouvir muitas trilhas sonoras e separar aquelas que se encaixam em sua campanha, por exemplo, se sua campanha se trata de algo mais voltado para o terror, é aconselhável que você busque trilhas sonoras dessa área. Entretanto, algumas trilhas sonoras servem para muitos momentos e ocasiões, sendo assim essas devem ser as primeiras a serem dominadas.
Assim como gosto musical varia de acordo com as pessoas, o mesmo acontece com as trilhas sonoras, então escolham as trilhas que são do agrado de seu grupo e o volume adequado, de forma que ninguém se sinta incomodado com esse método, afinal trata-se de uma melhoria para jogo e esta deve ser usufruída por todos.
A seguir, vou compartilhar com vocês umas das trilhas que utilizo e acredito que não podem faltar nas campanhas, cada uma em seu respectivo tema.

O Senhor dos Anéis (1, 2 e 3):

A trilha sonora de O Senhor dos Anéis é uma das minhas preferidas! Cheia de músicas emotivas, músicas que inspiram heroísmo e também conta com músicas de suspense e terror. Perfeita para campanhas de fantasia medieval.

Conan (O bárbaro e O destruidor):

Eu costumo dizer que as histórias de Conan são puro D&D (Dungeons and Dragons) e o mesmo posso dizer de sua trilha sonora. Ela conta com músicas para batalhas, de suspense e de muito heroísmo! Para RPG's medievais, não há muitas trilhas tão perfeitas como a dos filmes de Conan (os filmes da década de 80, pela honra de Crom !).

Game of Thrones (Todas as temporadas):

Game of thrones não é uma das maiores séries de todos os tempos por acaso, até na trilha sonora eles capricharam bastante! Ela é bem variada e tem desde músicas tristes até músicas bem macabras. Você também encontra a mesma melodia de certas músicas nos mais diversos temas, ora são mais tribais e violentas, ora são mais calmas e tristes.

Midnight Syndicate:

Poucos conhecem, mas o Midnight Syndicate é uma banda especializada em trilhas sonoras e se não a maior, uma das maiores bandas do estilo. Seus CD's costumam ser temáticos e isso facilita o trabalho de quem comandará a trilha do seu RPG. Eles tem álbuns de terror com temas mais específicos como Vampyre, um álbum com a atmosfera de uma ambientação sobre vampiros, e também tem um álbum chamado Dungeons & Dragons, que carrega todo o clima das "dungeons" que exploramos no jogo. Vale muito a pena dar uma conferida em seus álbuns se pretende usar trilhas sonoras em seu RPG.

Nox Arcana:

Nox Arcana também é uma ótima banda especializada em trilhas sonoras. Ela também possui álbuns temáticos e sua grande maioria são voltados para ambientações góticas ou de terror, embora o melhor álbum da banda, na minha opinião, seja o Blood of the Dragon, que puxa mais para um lado mais épico e combina perfeitamente com campanhas de fantasia medieval clássicas, inclusive a faixa acima é uma das grandes canções do álbum.

Two Steps From Hell:

Sabe aquelas músicas fodas que você escuta em trailers e não faz ideia de quem seja o autor? Pois então, um deles é o Two Steps From Hell! Com músicas feitas para trailers de grandes ícones do cinema como The Matrix, Batman: O Cavaleiro das Trevas, Avatar e Star Trek, Two Steps From Hell é uma ótima escolha para momentos épicos da sua campanha. Eles tem canções que vão tornar inesquecíveis certos momentos de sua aventura. E o grande barato é que se encaixa nos mais diversos tipos de ambientação, seja medieval, tempos atuais ou até cenários futuristas.

God of War (1, 2 e 3):

Se você procura músicas para as violentas batalhas contra os grande vilões, a trilha sonora de God of War é o que você precisa. Com inúmeras canções para batalha e outras mais voltadas para o suspense, God of War é um dos games com a melhor trilha sonora para RPG's. Apolo com certeza abençoou aqueles que criaram as músicas desse game brutal.

Shadow of the Colossus:

Além de ser um dos melhores jogos que já joguei, Shadow of the Colossus tem também uma das melhores trilhas sonoras! Sua trilha sonora é cheia de músicas sombrias e de suspense, mas também possui grandes temas para combates heroicos e ação. Se encaixa muito bem em campanhas de fantasia medieval.

Blind Guardian:

Pra quem, assim como eu, curte heavy metal e joga RPG de fantasia medieval, Blind Guardian é a combinação mais que perfeita! Além de possuir várias músicas com letras inspiradas nas obras de J.R.R.Tolkien, as melodias de suas canções podem ser o fundo musical perfeito para sua campanha. Clássicos da banda como Mirror Mirror são perfeitos para uma batalha, assim como The Bard's Song - In the Forest (faixa acima) é a canção perfeita para o bardo do grupo tocar enquanto seus companheiros descansam em volta da fogueira depois de um árduo dia de viagem e desafios vencidos.

Rhapsody of Fire:

Assim como o Blind Guardian, Rhapsody of Fire traz uma mistura de RPG e heavy metal, com muitas músicas rápidas e épicas. Nos álbuns de Rhapsody of Fire você vai encontrar ótimas canções para grandes batalhas, assim como canções mais lentas com toda a atmosfera de uma fantasia medieval. Sua músicas tem muita influência da música clássica e música barroca, dando um lado bem épico às suas melodias.

Therion:

Therion também se trata de uma banda de heavy metal, mas com influências mais góticas. Suas canções são repletas de coros medievais e elementos sinfônicos. Therion se encaixa perfeitamente em campanhas de terror, melhor ainda em ambientações da era vitoriana e medievais. Mas a banda tem álbuns com outras temáticas também, um deles sobre a mitologia nórdica que também é muito bacana para RPG's.

Sonic Mayhem:

Para RPG's de ambientação futurista, cyberpunk e até de cenários em tempos atuais, temos o espetacular Sonic Mayhem, responsável pela trilha sonora do saudoso game Quake II. Com guitarras pesadas e batidas rápidas, o som insano do Sonic Mayhem é totalmente apropriado para campanhas de ação. As situações de batalha de sua campanha serão outras com a "porrada" nos tímpanos de Sonic Mayhem!

Resident Evil (Filme):

Embora os filmes de Resident Evil não agradem muito aos fãs da franquia dos games, justiça deve ser feita, a trilha sonora é ótima! Com elementos de suspense, terror e também com guitarras pesadas, você pode encaixar a trilha sonora de Resident Evil em muitas ambientações. Campanhas de terror com bastante ação serão grandes beneficiadas com essa trilha, assim como campanhas em cenários atuais voltadas para investigação, suspense e com bons momentos de ação. Todavia, a trilha do game também merece uma boa conferida.


Versão Original -
www.youtube.com/watch?v=j33C6tx8QtI
Vale muito a pena dar uma conferida também nas músicas de Blackmore's Night, Silent Hill, Immediate Music, Nature Quest, Matrix, Iced Earth, Helloween, Dark Souls, Bloodborne, Skyrim, World of Warcraft, Star Wars, Batman Vs Superman, Batman (Trilogia Nolan), Mad Max: A Estrada da Fúria, O Hobbit, Danú e 300.
Essas são apenas umas dicas para você que quer usar trilhas sonoras em seu RPG, mas não se prenda apenas à estas citadas, busque outras também. Quando estiver assistindo a um filme ou série, preste atenção em sua trilha sonora, veja se ela se encaixaria em um RPG. A mesma coisa com os games e bandas. Fazendo isso, tenha certeza que em questão de tempo sua campanha vai estar adequadamente ambientada musicalmente e suas partidas serão ainda mais divertidas e emocionantes!


Até a próxima carteada!

4 comentários:

  1. Percebi a importância das trilhas sonoras quando em combate um dos meus jogadores estava receoso em tomar uma ação decisiva. Outro jogador disse "Cara, pensa nessa música e faz". A empolgação das músicas envolve ajuda os jogadores com dificuldade de imersão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca pensei por este lado. Realmente pode ajudar certos jogadores a se 'soltarem' mais.

      Excluir
  2. Eu conheço um jogo antigasso que tinha uma boa trilha sonora também... o nome do jogo é SILVER, infelizmente não roda nos computadores atuais, o jogo foi muito bem produzido (naquela época os desenvolvedores tinham que se desdobrarem para o jogo funcionar no PCs). Além da excelente trilha sonora, os produtores deram um gás aloprado nas artes o que podem inspirar muitos mestres nas suas aventuras.
    Vale muito apena pesquisar sobre o jogo...
    Esse é o link do youtube da playlist do soundtrack do jogo https://www.youtube.com/watch?v=4GIXs7o7ink&list=PLde_rCfa0UT6IK4u22_TGwvez70eJDBxx

    Para os que curtem um ambiente pos-apocalíptico vale apena olhar as músicas Radwind Pt2 e S.A.D. da banda MooZE que fez a trilha sonora do jogo S.T.A.L.K.E.R

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir