20 de out de 2016

Caçando Monstros Gigantes


Se imagine em um mundo fantástico, com criaturas incríveis e outras tão perigosas quanto, onde você é um caçador que protege sua comunidade, e você está em campo em busca de uma criatura que está atacando viajantes em uma rota antes segura. Você avista a criatura, e começa um embate frenético onde você deve tomar cuidado com os poderosos ataques da criatura, que podem ser letais, e golpeá-lo até que ele fique fraco e cansado, e percebendo que você não é uma presa comum, ele começa a fugir, buscando alimentar-se para recuperar as energias. Então você tem que correr por ambientes hostis cheios de criaturas que acham que você é o alimento do dia, mas você deve continuar, e depois de enfrentar inúmeras situações, como fome, frio e calor extremo, cansaço, e ferimentos, você finalmente chega no covil da criatura, e o encontra a descansar para recuperar suas energias, a oportunidade perfeita para cumprir a missão e livrar a todos daquela ameaça. Um golpe certeiro desperta a criatura que emite um furioso urro de dor ao perceber você a encontrara e ferira, e ela decide acabar com você de uma vez por todas, atacando com todo seu ímpeto. Um combate sangrento se desencadeia, mas você, como bom caçador que é, mostra para ele quem é o caçador e quem é a caça, e depois de já ter algumas garras quebradas e a calda decepada, a criatura tenta novamente fugir, agora mancando pelos ferimentos, mas dessa vez você salta sobre ela e desferindo o golpe final que faz com que o terrível monstro sucumba perante sua habilidade.

Poucos jogos lhe dão o prazer e sensação de missão cumprida tão intensos quanto os jogos da franquia Monster Hunter. A franquia faz muito sucesso no exterior, principalmente no Japão, mas que por aqui infelizmente não é tão conhecido quando merece.

Pensando nisso e com o intuito de atrair novos caçadores para esse maravilhoso mundo, fizemos essa matéria para mostrar as grandiosidades dessa obra-prima, que teve seu mais recente jogo lançado por aqui em 15 de Julho de 2016 para 3DS, e assim tentar fazer com que a fã-base cresça, para que mais caçadores se juntem a nos em aventuras para derrotar monstros gigantes.

Aqui você é um caçador que mora em um vilarejo com uma guilda de caçadores, onde você encontra diversas missões em diferentes ambientes, onde muitas vezes você precisa atravessar suas áreas em busca do objetivo da missão que o levou até tal lugar, que poderia ser desde coletar algum tipo de objeto, matar uma determinada quantidade de criaturas, ou, na maioria das vezes, caçar um monstro gigantesco que poderia te engolir como se você não fosse nada. Em cada missão, você começa em um acampamento base e dali você deve seguir para as outras áreas do mapa, onde você deve conseguir encontrar o objetivo de sua missão atual a fim de completá-la. Existem variadas missões, que te farão coletar itens como pedras preciosas, espécies raras de cogumelos, mas também te farão matar uma certa quantidade de algum tipo de monstros que está causando problemas em uma determinada região.  Mas, o melhor de Monster Hunter ainda está por vir: MONSTROS GIGANTES! Praticamente em todas as missões, seja ela uma simples missão para conseguir alguns itens ou matar uma determinada quantidade de monstros específicos, existe um monstro sinistro e aterrorizante que está vagando pelas áreas do mapa, que geralmente é seu habitat natural, e se você topar com ele enquanto tiver tentando completar sua missão, ele não pensará duas vezes em tentar te devorar, e você pode enfrentá-lo e tentar derrotá-lo, ou, se sua missão não for caçar aquele monstro em especial e seu equipamento não for o suficiente para derrotar/sobreviver a esse encontro, simplesmente tentar fugir para uma outra área sem tomar um golpe letal, e assim prosseguir sua missão. Mas, a grande graça de Monster Hunter está justamente em caçar esses monstro que algumas vezes chegam a ser até maiores do que o próprio Tarrasque!

Comparação de escala de tamanho de alguns dos monstros da franquia. Note que tem um humano ali no meio!
GERAÇÕES DE CAÇADORES DE MONSTROS


As missões do jogo são divididas em ranks de dificuldade, e você começa podendo fazer as missões mais simples, até completar missões suficientes para subir o seu rank de caçador e assim obter a permissão para pegar missões mais perigosas. Quanto maior a dificuldade das missões, mais difíceis serão os monstros encontrados neles e existem monstros que só existem após determinado rank, e enfrentá-los sem estar preparado, muitas vezes chega a ser letal. Os monstros gigantes de Monster Hunter são criaturas terríveis que perambulam pelos mapas durante as missões. Geralmente existe apenas uma dessas criaturas nos mapas em cada missão, mas conforme as missões mais difíceis são liberadas, pode-se encontrar mais deles, o que dificulta a conclusão da missão, tornando as missões cada vez mais desafiadoras. No começo de cada missão, você pode pegar no baú do acampamento, itens úteis na missão em que está, que vão desde poções e alimentos, como itens ofensivos para ajudar a caçar os monstrões e dentre esses itens que você recebe, algo muito útil, é a bola de tinta. A bola de tinta, serve para ser lançada nos grandes monstros, que ao contato, elas passam a mostrar no mapa a localização do monstro durante uma boa duração. Alguns monstros, após serem caçados, começam a fugir para outras áreas e isso não é um problema na maioria dos casos, quanto eles correm na direção da saída para outra área, mas quando ele tem a opção de voar para outra área, ou nadar ou mesmo saltar por lugares que seu personagem não consegue alcançar para segui-lo, não saber para qual área sua caça foi pode ser frustrante, pois ele se alimentará e dormirá para recuperar as energias, e cada missão tem um limite de tempo para ser completada, que normalmente é de 50 minutos. Então, com a bola de tinta, mesmo que o inimigo voe para uma área que não dá para seu personagem seguir de imediato por estar muito longe, você saberá para onde ele foi, e poderá seguir diretamente para lá, sem dar tempo para ele se recuperar.

Um Maccao prestes a receber um golpe certeiro de um caçador.
Os monstros possuem cada um uma gama de ataques específicos, que geralmente usam da anatomia da criatura para criar golpes únicos. O Maccao, por exemplo, é o primeiro Monstro-Boss encontrado no jogo, se seguir as missões em sua ordem, e ele é uma criatura que possui uma calda que possui em sua ponta uma musculatura forte, que lhe permite equilibrar-se sobre ela, e saltar contra seus oponentes mesmo a grande distância, atacando com suas garras afiadas, e é imprescindível para um caçador, aprender os movimentos dos monstros para saber qual golpe ele usará para tentar te golpear, e assim saber como evitar o golpe e agir no momento certo, pois mesmo sabendo qual golpe ele usará, um mínimo erro de cálculo ao tentar esquivar do golpe pode fazer um grande estrago em sua barra de vida. Conforme sofrem ferimentos, os monstros acabam entrando em um estado de fúria que faz com que seus ataques se tornem mais letais e seus movimentos se tornem mais rápidos, até que eles acabam depois de algum tempo voltando ao estado de calma normal em que se encontravam no início do combate. Após serem golpeados uma quantidade de vezes, o monstro começará a fugir para outra área, e na maioria das vezes, os monstros serão mais rápidos do que os caçadores, e após chegar na área para onde ele foi, ele voltará a enfrentá-lo, até ser ferido novamente a ponto de fazê-lo fugir, mas quando o monstro é muito ferido pelo caçador, ele começa a mancar e se arrastar para fugir, mostrando que o fim da caçada está próximo, um detalhe muito interessante que enriquece a experiência e te anima a continuar freneticamente a seguir o monstro e fazê-lo tombar.

Gypceros: É pior do que cobra cascavel...
Outro detalhe muito interessante, é que algumas partes desses monstros em especial são destruíveis conforme recebem golpes suficientes pelas armas do caçador. Alguns monstro acabam tendo suas garras quebradas depois de levarem muitos golpes na pata, ou tem suas caldas decepadas após muitos golpes com armas cortantes, outros tem seus chifres destruídos e assim vai. E isso não é apenas uma questão estética do jogo, isso influencia na dinâmica dos combates e na recompensa do jogo, pois fazendo isso, você consegue mais itens desses monstros no final da missão, e até mesmo impede que alguns golpes sejam usados pelas criaturas. Por exemplo, existe um monstro chamado Gypceros, que é uma espécie de Ave-Dracônica, que aqui são chamados de "Bird-Wyverns", que cospe veneno, e tem uma espécie de cristal no topo da cabeça, como uma crista, e um de seus golpes consistem nele começar a bater com o bico no cristal, e assim fazer com que ele emita um brilho ofuscante que deixa qualquer um próximo atordoado por alguns segundos que podem ser letais se o monstro aproveitar (e ele vai) para tirar vantagem do caçador atordoado. Porém, se você focar seus golpes cabeça do Gypceros, vai chegar o momento que você destruirá o cristal, e quando o Gypceros tentar usar o golpe novamente, nada acontecerá, e você não precisará mais fugir de perto dele quando ver que ele começar a golpear o cristal, e aproveitar para golpeá-lo no tempo que ele leva para executar o golpe que não virá. Após derrotar qualquer monstro no jogo, você pode entalhar sua faca na carcaça para conseguir matéria-prima para construir armas e armaduras, podendo entalhar uma única vez nos monstros comuns, mas os monstros com corpo maior podem ser entalhados até duas vezes, mas os monstros-boss podem ser entalhados até quatro ou mais vezes, dependendo do monstro e as matérias-primas adquiridas deles são mais raros e lhe permitem criar equipamentos melhores, mas geralmente você terá que voltar nas missões para matar mais desses chefes se quiser matéria-prima o suficiente para conseguir fazer aquele set de armadura que tando deseja ou precise, pois os itens entalhados variam com uma porcentagem que cada item tem para ser entalhado, e muitas vezes você precisará de um item que tem uma porcentagem pequena para ser conseguida, mas outros se tornam mais fáceis se você quebrar determinadas partes do monstro, como no exemplo do cristal do Gypceros, que aumenta consideravelmente as chances de conseguir um Gypceros Cristal no final da missão se tiver destruído o cristal durante a luta, e é sempre muito gratificante derrotar aquele chefe que você caçou até o limite de suas energias, finalmente podendo pegar seus espólios de caça tão merecidos.


ARMADURA: SUA SEGUNDA PELE




Como recompensa por uma missão bem sucedida, você adquire, além de dinheiro, alguns itens, que podem lhe ajudar a criar equipamentos melhores. Monster Hunter é um sistema com elementos de RPG, mas que, diferentemente dos habituais jogos de RPG, não conta com um sistema de nível de personagem que determina seu poder. Aqui, seus atributos, tal qual o dano causado/recebido e pv/hp, são melhorados através dos equipamentos que seu personagem estiver usando. O legal, é que você, além de poder, como em todo bom RPG, comprar seus equipamentos novos em uma barraquinha de venda de armas ou armaduras, você pode simplesmente construir você mesmo! Para isso, você precisará, na maioria das vezes, caçar alguns monstros, pois tanto as armaduras, quanto as armas, utilizam, em sua maioria, partes de criaturas, como escamas, chifres, garras, carapaças, cascos etc, itens que você consegue, após matar uma criatura, retirar delas entalhando seus corpos com um facão especializado para o assunto, e assim retirando a matéria-prima. As armaduras são divididas em Elmo, Peitoral, Braçadeiras, Cinturão e Botas, e elas são divididas em duas categorias: Blademaster, que são usadas apenas por portadores de armas corpo-a-corpo, e Gunner, que só podem ser vestidas por portadores de armas de ataque à distância, e as armaduras de Gunner possuem um valor de defesa inferior às armaduras de Blademaster, geralmente fornecendo apenas metade da proteção que a outra oferece, justamente pelo fato de focar em um estilo de combate mais "seguro", comparado aos Blademasters, que engajam em combate corporal contra os monstros e se expondo mais aos perigos. As armaduras criadas a partir de determinada criatura lhe fornecem proteções(e fraquezas) como as da criatura, com por exemplo, se você criar uma armadura feita do couro do rei dos Bullfangos, o Bulldrome, que é um super javali furioso com presas gigantescas e afiadas, você acabará recebendo uma certa proteção contra danos do elemento gelo e água, mas receberá mais danos elétricos, pois a própria criatura possui tais vantagens e fraquezas. Além das características elementais, a maior utilidade das armaduras(sem contar o óbvio, que é a proteção que ela fornece), é nas habilidades desencadeadas ao equipar o set correto de armaduras. Cada peça da armadura garante ao personagem alguns pontos em uma espécie de "perícia" especial. Inicialmente, elas não alteram em absolutamente nada no jogo, principalmente se você se empolgar com os materiais que coletar nas primeiras missões e criar partes de armaduras de sets diferentes por falta de material para criar um set completo. Isso geralmente acontece no começo, pois para conseguir um set você provavelmente precisará revisitar missões já passadas em busca dos materiais certos para conseguir um set completo. Além de se tornarem visualmente mais agradável, andar com uma armadura completa feita da mesma matéria, elas possuem bônus em perícias iguais, e é aí que você começa a entender o verdadeiro valor de uma boa armadura. Os bônus em perícias que as partes de uma armadura fornecem, geralmente variam de +1 até +4, mas mesmo que nem todas as partes de um set dão o mesmo bônus para a mesma perícia, eles geralmente te dão bônus o suficiente para fazer uma ou mais perícia chegar até +10 de bônus, e quando uma perícia chega a +10 de bônus, ela concede ao caçador uma habilidade útil, e algumas habilidades melhoram ao alcançar um bônus de +15 e se masterizam ao conseguir somar +20 de bônus! Existem diversas habilidades, que aumentarão seu ataque ou defesa, que lhe manterá equilibrado no solo mesmo que um grande impacto faça o chão ao seu redor tremer, que lhe protegerá de climas extremos, que melhorará suas habilidades de combate com armas distintas, entre inúmeras outras. Mas também existem habilidades negativas, se você acabar usando um set que além dos benefícios também possuem penalidades, e uma perícia que atinga -10 de penalidade lhe concederá uma habilidade negativa que normalmente é o oposto da sua versão positiva. As armaduras, assim como as armas, possuem slots que variam de 0 a 3, onde podem ser inseridas decorações que dão bônus em perícias, que podem ser utilizadas para atingir um bônus de +10, +15 ou +20, ou até mesmo diminuir uma penalidade para não ganhar uma habilidade negativa.

ARMAS, ESTILOS DE COMBATE E A ARTE DA CAÇADA






Agora vem o principal equipamento do caçador: sua arma! Armaduras são importantes, mas se você souber ler cada movimento do inimigo e esquivar de seus ataques na hora certa, você pode acabar com uma caçada sem sofrer nem mesmo um arranhão, mas será impossível completar uma caçada sem uma arma! Em Monster Hunter Generations, o título mais atual da franquia, você tem a sua disposição um total de 14 tipos de armas, isso mesmo, 14 TIPOS DE ARMAS! Sendo 11 apenas para Blademaster e 3 para Gunners. As armas de Blademaster variam de espadas longas, espadas com gigantes com lâminas largas, espadas curtas e escudo, espadas duplas, marretas maciças, lanças, machados-espadas, e até mesmo um chifre de caçada que além de causar dano com seu peso, ainda consegue emitir notas musicais que podem ser combinadas para gerar efeitos de bônus em seu personagem, aumentando seu ataque, defesa, mobilidade, etc. Já as únicas representantes do estilo de combate a longa distância são as Light Bowgun, que é uma espécie de besta parecida com uma espingarda em sua maioria, que dispara munições variadas contidas em capsulas a serem disparadas e possuem um sistema de Rapid Fire que permite que uma única munição de um tipo específico dispare uma rajada de tiros seguidos. Também há a Heavy Bowgun, que é mais pesada, limitando um pouco mais a mobilidade do caçador, e causam danos maiores do que sua versão leve, e apesar de não contarem com o sistema de Rapid Fire, podem ser posicionadas como uma ".50", permitindo que durante 20 segundos você consiga disparar a munição especifica da arma que estiver sem precisar recarregar, no melhor estilo Rambo! A última representante das armas à distância é o arco e flecha, que não possuem limite de munições, mas permite que o caçador use revestimentos especiais em suas flechas que afetam uma determinada quantidade de disparos para terem diferente tipos de efeitos como as munições das Bowguns, e as flechas podem ser carregadas para causarem mais danos, enquanto diminui sua barra de estamina até disparar as flechas. Tanto as Bowguns quanto o arco podem disparar munições que causam efeitos distintos, como envenenar os monstros, botá-los para dormir, marcá-los como paintballs, causar danos elementais,entre outros. Apesar das armas a distância terem a limitação da munição e dos revestimentos, as armas corpo-a-corpo possuem a característica de "fio", onde quanto mais você golpeia criaturas com ela, seu fio vai se desgastando, fazendo com que ela cause menos dano e até mesmo não penetre direito na carapaça do monstro, fazendo com que o golpe seja repelido e apenas faíscas saiam onde deveriam haver sangue. Mas para resolver esse problema existem as Whetstones, que servem para afiar suas armas durante a caçada, e mesmo que você esqueça de levar as suas para a missão, ou as que são disponibilizadas na missão acabem, elas podem ser encontradas em todos os mapas, em locais específicos. As armas possuem níveis, que podem ser aumentados ao utilizar alguns materiais para dar um upgrade em seu poder, e quanto maior o nível da arma, além do dano causado ser maior, a maioria possui a opção de transformar a arma em uma versão melhorada e mais letal, dependendo do nível da arma, mas quanto maior o nível da arma, mais raros serão os materiais necessários para melhorá-las. A grande quantidade de armas disponíveis faz com que seja muito difícil existirem caçadores parecidos, mas e se você for jogar com pessoas online, e acabar que outros caçadores acabaram escolhendo usar Great Sword justamente como você, que adora desferir potentes golpes nos monstros! Não tem problema, pois ainda existem dois fatores que fazem com que mesmo que tenham caçadores com as mesmas armas se tornem personagens com poderes completamente diferentes: os Hunting Styles e as Hunter Arts! Os Hunting Styles consistem no estilo de combate que seu personagem usará para combater, e eles são quatro: Guild Style, que permite que o caçador utilize dois tipos de Hunter Arts diferentes, além de possuírem uma mistura variada de ataques, e ser um modo mais defensivo. O Strike Style que é o estilo de combate mais ofensivo e voltado para o uso das Hunter Arts, pois além de permitir que o caçador utilize até três tipos diferentes de Hunter Arts, ele faz com que a barra para usar a Hunter Art seja carregara mais rapidamente. O Aerial Style faz com que sua esquiva evolua de um simples salto pela sobrevivência para uma verdadeira acrobacia de filmes de ação, e permitem que você pegue impulso em outros caçadores, barris e até mesmo em monstros, dando assim um incrível salto no ar, permitindo golpes aéreos incríveis e até mesmo facilitando na montaria de monstros, mas permite a utilização de apenas uma Hunter Art. O Adept Style possivelmente um dos mais úteis durante um combate perigoso, pois com ele, se o caçador usar sua esquiva ou bloqueio (se sua arma assim permitir) no momento exato em que seria atingido por um golpe (e esse "golpe" inclui por exemplo o brilho gerado pelo Gypceros, citado acima), permite que o caçador execute um movimento chamado de "Insta-Move", que se trata de um contra-ataque específico com a arma que estiver usando, mas o mais incrível, é que nesse modo, se esquivar no momento certo, sua esquiva se transforma em uma esquiva perfeita, deixando-o invulnerável no momento em que estiver usando a esquiva, o que te permite saltar contra o encontrão mortal que um monstro gigante faz contra você, e você passará ileso por ele, como escapar da explosão de uma bola de fogo com evasão aprimorada dentro de um pequeno quarto fechado. Porém esse Hunter Style, assim como o Aerial Style, permite o uso de apenas um Hunter Art. Além de todas essas diferenças, cada estilo afeta o manuseio das armas, alterando o modo como os golpes são usados, e até mesmo acrescentando golpes com uma arma em um determinado estilo. Os Hunter Arts, por sua vez se trata de golpes especiais que são utilizados através de uma barra que deve ser carregada conforme você golpeia criaturas. Existem Artes que dão bônus de movimento, fazendo com que você não gaste Stamina ao correr de monstros gigantes ou se estiver carregando itens pesados, como ovos gigantes, e esse tipo de artes servem para qualquer arma que estiver usando, mas cada tipo de arma disponibiliza artes de golpes específicos daquelas armas, e conforme você completa as missões do jogo, você libera mais artes para usar, facilitando sua caçada. Assim, com 14 armas, 4 estilos de combate e golpes especiais diversos para cada arma, é muito improvável que dois caçadores, mesmo com armas iguais, combatam da mesma forma em uma caçada.

EQUIPANDO-SE PARA A CAÇADA













Após vestir sua armadura e escolher a arma que utilizará em sua caçada, ainda falta algo importante para uma caçada eficiente: os equipamentos de caça! Na maioria das missões, você receberá itens de suprimentos, que são itens que são essenciais para que você consiga completar a missão, mas você pode levar consigo itens que você julgar melhores e mais úteis, pois os itens de suprimentos são básicos, e as vezes, dependendo do desafio você pode precisar estar mais bem preparado, pois no mundo de Monster Hunter, as criaturas não são o único fator nocivo para um caçador. Um ambiente muito quente faz com que sua saúde decresça continuamente, enquanto que um ambiente muito frio faz com que suas energias se esgotem mais rápido, fazendo o caçador se cansar mais depressa, até o ponto de não conseguir mais correr. Para remediar isso, existem itens especiais, que ao serem usados, protegem o caçador dos males de um terreno hostil temporariamente. O caçador ainda pode contar com poções para recuperar a saúde e melhorar sua defesa e seu ataque, assim como aumentar sua barra de hp, antídotos para se livrar de um envenenamento, desodorante para se livrar de mal-cheiros que o impedem de usar itens. Além disso, quando entalhar animais grandes, geralmente os grandes herbívoros, é possível conseguir carne crua, que com a ajuda de uma churrasqueira portátil, o caçador consegue fazer um bife bem passado, ou até mesmo queimado, se deixar tempo demais no fogo, e essas deliciosas comidas recuperam sua barra de energia, permitindo que você continue a correr e esquivar para caçar os monstros. Mas, além de alimentar o caçador, as carnes cruas também servem de isca para atrair monstros para um determinado lugar onde você pode tirar vantagem, como para uma armadilha de choque ou de buraco coberto. As carnes ainda podem ser envenenadas ou drogadas, fazendo com que o monstro que a devorar acabe envenenado, adormecido ou paralisado. E por falar em armadilhas, existem armadilhas, existem armadilhas de choque, que ao serem posicionadas no chão, acionam um mecanismo que emana eletricidade em uma pequena área ao seu redor, fazendo com que um monstro que pisar perto acabe ficando paralisado por alguns preciosos segundos, que você pode usar para golpear o monstro sem piedade, ou mesmo posicionar grandes barris explosivos próximos ao monstro e explodi-los com barris explosivos menores, ou qualquer golpe que os acerte (mas não faça isso com armas brancas, para não ser atingido pela explosão), causando um bom estrago no monstro... só não use essa armadilha contra o Gypceros, pois sua pele é emborrachada, tornando-o imune a essa armadilha (pois é, a riqueza de detalhes desse jogo é absurda!). Também há uma armadilha que ao ser posicionada no solo, cava instantaneamente um grande buraco e o esconde, sendo ativada apenas caso algo pesado passe sobre ela, fazendo com que o monstro gigante que passar sobre ele acabe semi-enterrado, lhe dando as mesmas oportunidades que a armadilha elétrica, mas também lhe permitindo capturar o monstro com o uso de tranquilizantes. Os Tranquilizantes são uma espécie de bomba que contém um tranquilizante, que para funcionar, você precisa enfraquecer um monstro até ele começar a se arrastar pra longe de você, então, nessa hora você o segue até a próxima área e usa posiciona uma armadilha de buraco, e quando o monstro cair e começar a se debater para tentar sair, você lança alguns tranquilizantes, e ele acabará adormecido na armadilha, eliminando assim a ameaça. Esse modo de derrotar os monstrões aumentam as porcentagem de se conseguir alguns itens dos chefes no final da missão, pois você o captura vivo, podendo aproveitar ao máximo os materiais que ele tem a oferecer, ao invés de apenas três ou quatro itens que seriam obtidos através do entalhe de seu corpo morto. Mas o que fazer se algum item acabar? Caso suas poções, picareta, rede de caçar insetos, munições ou outro item consumível acabe, não precisa se preocupar, pois existe o sistema de combinação de itens, que lhe permite criar itens úteis através de itens não tão úteis. Basta coletar algumas ervas e cogumelos azuis, que eles se transformam em uma poção quando combinados, e se você conseguiu achar onde pegar mel, misturá-lo com a poção te dá uma Mega Poção, que restaura uma quantidade muito maior de seu HP. Praticamente qualquer item consumível pode ser criado utilizando pedras, ossos, ervas, sementes, teias, etc. Monster Hunter tem uma lista de centenas de itens que ajudarão os caçadores das mais variadas formas, seja ao serem consumidos em uma missão, ou utilizados para criar um equipamento ou mesmo para melhorar os que já possui. A tela tátil do 3DS ainda permite que você organize com bem desejar o como ficarão posicionados o mapa, as barras de Hunter Art, Informações de Habilidades dos Palincos e/ou itens de suprimentos.

MEOWNSTER HUNTER







No universo de Monster Hunter existe uma raça de monstrinhos inteligentes muito especiais, pois eles são pequeninos, conseguem andar sobre suas patas traseiras, vestem roupas, usam armas, e falam! Conhecidos como Lynians, essa espécie é dividia em três grupos, mas vamos conhecer apenas uma delas, os que tem sua aparência como a de gatos domésticos, conhecidos como Felyne/Melynx. Ambos possuem muitas semelhanças, sendo os Felyne distinguidos visivelmente apenas por sua pelagem branca, enquanto os Melynx possuem uma pelagem escura. Eles são encontrados tando em terras selvagens quanto nas vilas humanas, ajudando os humanos nos mais diversos assuntos, incluindo na caçada, mas quando em terras selvagens, os Felyne se mostram serem mais pacíficos, enquanto que os Melynx, que geralmente andam em bando, costumam atacar caçadores para roubar itens deles, fugindo em seguida cavando o solo rapidamente. É possível contratar os serviços desses Lynians para ajudar em suas caçadas, e levar até dois Lynians consigo, os chamados Palicoes. Os Palicoes atacam monstros com suas armas, lançam barris explosivos, dão bônus em ataque e defesa tanto para eles mesmos quanto para o caçador, assim como restauram suas energias. se já não fosse o bastante, eles também atraem a atenção dos monstros, incluindo dos chefes, o que pode ser sua salvação, dando tempo para você tomar aquela poção para não morrer, recarregar sua arma, afiar sua lâmina, armar uma armadilha, ou mesmo atacar à distância sem se preocupar em ter que evitar os golpes do monstro, e eles ainda catam itens em Gathering Points pelo mapa, assim como materiais de monstros derrotados. Caçar agora se tornou uma missão menos solitária, mas Monster Hunter Generations decidiu ir além. Agora, você pode deixar seu caçador descansando enquanto controla um de seus Palicoes. Isso mesmo, você joga com um Palico, que nesse caso é chamado de Prowler. Como Prowler, você pode acessar missões especiais que só podem ser cumpridas por Lynians. Elas são bem poucas, comparadas ás inúmeras missões disponíveis como caçador e são também um pouco mais simples, mas ainda assim é possível enfrentar e derrotar grandes monstros chefões, mostrando que tamanho não é documento! Os Palicoes possuem níveis e habilidades especiais, assim como golpes especiais, e conforme sobem de nível, seus atributos aumentam, e eles ganham mais habilidades e golpes, que são liberados conforme você derrota determinados chefes pela primeira vez. Eles também usam armaduras e armas, que você pode criar assim como cria para seu caçador, mas sua armadura consiste apenas do elmo e do peitoral.


Há tanta coisa para se fazer em Monster Hunter, que você ficará caçando por horas facilmente, pois a experiência é tão imersiva, que você nem sente o tempo passando, e há ainda muitas coisas que não citei, como as vilas dos antigos jogos que podem ser acessadas em Monster Hunter Generations, onde você consegue missões dos jogos anteriores, e itens especiais para criar equipamentos exclusivos. É uma experiência única que vale a pena ser vivida, e se você ainda não caçou um monstro gigante, Monster Hunter Generations é a sua porta de entrada para esse maravilhoso mundo de aventura. Então prepare seus equipamentos, vista sua melhor armadura, saque sua arma mais letal, convide seu amigo para ajudá-lo em aventuras incríveis e vamos juntos viver todas as emoções que Monster Hunter tem a oferecer, e boa caçada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário